Menu
Do Alto da Torre
Do Alto da Torre

#ChamaALeila

Arquivo Geral

12/10/2018 7h00

Atualizada 11/10/2018 20h23

Durante ato de campanha na Feira Permanente de Sobradinho, na manhã de ontem, o governador Rodrigo Rollemberg cumprimentou sorridente os donos de estandes e fez uma promessa aqui e outra ali. Ciceroneado pela presidente da associação local de feirantes, Marilene Maria Batista, que o apoia, a recepção foi amistosa, mas não tanto quanto a da senadora eleita Leila do Vôlei (PSB). O governador chegava ao cidadão e logo ouvia a pergunta: “Cadê a Leila?”

Popular

Candidata ao Senado mais bem colocada este ano, com 467 mil votos, mais que o dobro so resultado conseguido por Rollemberg na luta pela reeleição ao governo, Leila se tornou a melhor cabo eleitoral possível. Não à toa, deve ser figurinha carimbada em todo e qualquer ato do atual chefe do Executivo. Em Sobradinho, ela foi bem mais assediada do que ele, inclusive.

Vote nele

Pelos corredores da Feira, não raro Rollemberg foi rapidamente dispensado pelo eleitor em potencial após distribuir seu santinho, enquanto Leila foi parada para selfies e bate-papos. Ela repetiu algumas vezes que precisava de um aliado no Executivo local e reforçou os pedidos de voto ao governador. Se, de fato, Rollemberg virar sobre Ibaneis (MDB) neste segundo turno, após estar quase 30 pontos percentuais atrás, a senadora já pode pensar em 2022.

Estou a dois passos…
Mantidas as condições políticas atuais, o PRB deverá anunciar apoio total a Ibaneis Rocha (MDB). O deputado federal eleito pelo partido Júlio César e os dois futuros distritais Martins Machado e Rodrigo Delmasso estão fechados com o emedebista. Além disso, o candidato mostrou apreço pelas demandas cristãs.

Também quero

O governador Rodrigo Rollemberg (PSB) também sacou o telefone em busca de votos evangélicos no segundo turno. O chefe do Executivo sabe que precisa superar os traumas dos últimos quatro anos para reconquistar o apoio da comunidade cristã. E neste contexto, do discurso da casa arrumada com austeridade tem o seu valor.

Um muro alto

Dos oito deputados federais eleitos pelo DF, três já haviam se manifestado abertamente sobre suas preferências para a Presidência desde o primeiro turno. Não é preciso pesquisar muito nas redes sociais de Bia Kicis (PRP) e Luís Miranda (DEM) para descobrir o apoio a Jair Bolsonaro (PSL). Da mesma forma, e por razões óbvias, a reeleita Érika Kokay (PT) é Haddad desde criancinha. Dos cinco restantes, porém, quatro subiram um muro do qual não conseguem descer.

Melhor projeto
O recém-eleito Júlio César (PRB) declarou apoio a Bolsonaro para o segundo turno. “Não posso falar em voto nulo e branco depois de pregar contra isso em toda a minha campanha. Como sobraram esses dois candidatos, o que acho que tem o melhor projeto é ele”, justificou.

Menos pior projeto

Já professor Israel (PV), Flávia Arruda (PR) e Paula Belmonte (PPS), procurados, disseram que não se manifestarão sobre preferência. “O partido no DF não se reuniu e não conversamos sobre isso”, disse Flávia Arruda, federal mais bem votada deste pleito. Celina Leão (PP) não foi encontrada para comentar, mas dificilmente anunciará apoio a Haddad ou a Bolsonaro.

Volta às origens

Apesar das diversas divergências que teve com o que chama de “velha esquerda”, Cristovam Buarque (PPS) declarou voto em Fernando Haddad (PT), por não se identificar com Jair Bolsonaro (PSL). O senador, que falhou na reeleição, também está próximo de anunciar apoio a Ibaneis (MDB). De fato, o ex-petista transita por todas as frentes.

Antifascismo

O PDT-DF também declarou que vai votar em Haddad, mas não como forma de apoio ao programa político ideológico. Basicamente, os pedetistas do DF adotaram o “inimigo do meu inimigo é meu amigo” e o inimigo da sigla é Bolsonaro. As peças estão postas.

Feriados abertos
O presidente do Sindivarejista, Edson de Castro, revelou que, segundo convenção coletiva, o comércio do Distrito Federal funcionará neste 12 de outubro e também nos dias 2, 15 e 30 de novembro de 2018 e 21 de abril de 2019. A vigência da convenção vai até 30 de abril de 2019. No dia 28 de outubro de 2018, data do segundo turno das eleições gerais, o comércio também funcionará.

Já é Natal

Nos dias 24 e 31 de dezembro deste ano, as lojas funcionarão até as 19h, mas quem estiver dentro dos estabelecimentos continuará sendo atendido. No domingo de carnaval, 3 de março de 2019, as empresas que quiserem funcionar deverão respeitar a Convenção Coletiva de Trabalho, mas nos dias 4 e 5 de março (segunda e terça-feiras de Carnaval), as lojas não funcionarão.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado