Menu
Do Alto da Torre
Do Alto da Torre

Caminhos para uma nova eleição

Arquivo Geral

16/06/2016 10h53

Retornando da reunião da Rede Sustentabilidade em Petrópolis, o distrital Chico Leite aposta em duas alternativas para atender à proposta de novas eleições que passou a constituir bandeira do partido. A primeira delas é a aprovação da proposta de emenda constitucional bancada pelo único senador da Rede, Randolfe Rodrigues, com apoio de mais 21 colegas. Chico Leite reconhece, porém, que o longo caminho a ser percorrido pela proposta – inclusive duas votações com quorum qualificado no Senado e outras duas na Câmara – torna praticamente impossível sua aplicação ainda às eleições deste ano.
Contra o relógio

FOTO: DIVULGAÇÃO

FOTO: DIVULGAÇÃO

A alternativa mais viável, muito discutida por Chico Leite em Petrópolis com a presidenciável Marina Silva (foto), seria a cassação, pelo Tribunal Superior Eleitoral, da chapa Dilma Rousseff-Michel Temer. Nesse caso, nem Dilma, nem Temer ficariam na presidência. Com a decisão tomada ainda no segundo ano de mandato, haveria novas eleições presidenciais. Caso o TSE só decidisse no ano que vem, as eleições seriam indiretas, pela Câmara dos Deputados. Também nesse caso pesaria o fator tempo. O Tribunal Superior Eleitoral ainda não deu uma pista sequer sobre quando pretende julgar as impugnações já apresentadas contra a chapa.
Protesto consciente
Vigilantes do DF montaram um acampamento na frente do Palácio do Buriti e prometem lá permanecer até que o governo tome uma posição contrária à demissão de 600 profissionais. À frente do movimento de resistência, o deputado distrital Chico Vigilante (PT) diz esperar que o governo se reúna com o grupo para reverter as demissões dos 400 trabalhadores da BrasForte e outros 200 da MultServ. O parlamentar passou o dia de ontem em cima do trio elétrico, onde fez discursos acalorados em favor da categoria. Do alto do carro de som, pediu para os manifestantes eles não obstruíssem o Eixo Monumental e lembrou que o protesto não é contra a população do DF.

“Será que nós temos um governador?”
Na última edição do Câmara em Movimento, deputados distritais se reuniram em Águas Claras. Lá, ouviram os clamores dos moradores, que reivindicaram a definição da poligonal da região administrativa. O Areal, por exemplo, não fica claro se está em Taguatinga ou em Águas Claras mesmo. Um dos moradores disse que o governador, por exemplo, cuja residência oficial é na região, não deve nem sequer saber onde mora. A presidente da Câmara Legislativa, Celina Leão (PPS), disparou: “Será que nós temos um governador?”

Albergue com os dias contados
Os moradores que participaram do Câmara em Movimento foram unânimes em pedir a retirada de um albergue que fica no Areal. Eles, que defendem o pleito há cerca de 20 anos, dizem que as ocorrências de furtos e tráfico de drogas nas proximidades do local são frequentes. Com as reiteradas reivindicações, os deputados presentes resolveram redigir, ali mesmo, um projeto de lei que impede a construção e manutenção de albergues do tipo em áreas residenciais no DF. Se aprovado, o texto dá prazo de 180 dias para que as instalações sejam retiradas. Será que agora vai?

Alguém espera que esfrie mais…
O frio no Distrito Federal aumentou a procura por agasalhos, cobertores, mantas e edredons no comércio. Desde o início do mês, lojas de rua e de shoppings começaram a vender mais esses produtos e, se as baixas temperaturas persistirem, o aumento nas vendas até o dia 30 de junho poderá atingir 2%, o mesmo percentual do ano passado para esta época.

…porque a crise está assustando
Com a crise econômica, os consumidores estão mais cautelosos temendo perder o emprego, diz o presidente do Sindicato do Comércio Varejista do DF, Edson de Castro. As mulheres são as que mais compram artigos de inverno “para elas e para os filhos. Muitos homens preferem usar agasalhos de outros invernos”.
Sob os olhares dos distritais
Uma comissão de deputados distritais – seis titulares e seis suplentes – vai fiscalizar as obras de infraestrutura para a inversão do trânsito nas principais vias de Taguatinga. Wasny de Roure (PT), Sandra Faraj (SD), Bispo Renato (PR), Rafael Prudente (PMDB), Reginaldo Veras (PDT) e Rodrigo Delmasso (PTN) terão a responsabilidade de fiscalizar o trabalho – de maneira preventiva e corretiva, para garantir a execução das obras.
Reconhecimento internacional
Goiano de Pirenópolis, o advogado Ennio Bastos (foto) foi reconhecido, recentemente, pela Ordem dos Advogados Portugueses (OAP) pela atuação internacional. E está de viagem marcada para Lisboa, onde receberá, em cerimônia, o registro de inscrição na OAP. A partir de agora, terá livre atuação em toda a União Europeia.

Foto: Raphael Ribeiro

Foto: Raphael Ribeiro

“Nenhuma mancha”
Doutor pela Universidade de Lisboa, ele deixará os negócios brasileiros nas mãos do filho Hugo e pretende morar por pelo menos dois anos na capital portuguesa, onde, além de advogar deve trabalhar como professor. O passado ilibado, ele ressalta, foi preponderante para que o registro fosse concedido: “Não se pode ter nenhuma mancha sequer”.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado