Menu
Do Alto da Torre
Do Alto da Torre

Bateu o pé

Arquivo Geral

31/12/2018 7h00

Atualizada 30/12/2018 20h45

Depois que Rafael Prudente (MDB) fechou acordo com 16 colegas para chegar à presidência da Câmara Legislativa do DF, a situação parecia tranquila. Seu potencial adversário, Cláudio Abrantes (PDT), contudo, não está disposto a abrir mão da disputa. Mesmo depois do convite de Ibaneis para o pedetista ser seu líder de governo na Casa, o clima entre o grupo de oposição foi de endurecer a resistência.

Na Justiça

Nenhum dos sete distritais que ficaram de fora do acordo de Prudente ficou satisfeito com a decisão do outro grupo de decidir os cargos entre si e ignorar a existência dos demais. Percebendo a mancada, a situação usa as comissões como moeda de troca, mas nenhum dos indicados para a Mesa Diretora está disposto a ceder lugar. “Se eles resolverem atropelar o regimento, vamos judicializar”, ameaça Chico Vigilante (PT), um dos apoiadores de Abrantes. Na visão dele, formar uma mesa inteira com membros dos 17 da base é um “tratoramento desrespeitoso”.

No apagar das luzes

Antes de tomar posse, Ibaneis Rocha anunciou que Handerson Cabral Ribeiro será o novo presidente da Companhia do Metropolitano (Metrô-DF) e que o delegado da 18ª DP (Brazlândia), Adval Cardoso, estará à frente da Subsecretaria do Sistema Penitenciário (Sesipe). Também confirmou Rubens Santoro Neto para a Administração do Lago Sul.
Novos trilhos

Handerson era presidente da Valec, empresa estatal que cuida de ferrovias, e terá a missão de tocar a proposta de concessão pública do Metrô de Brasília, conforme o desejo de Ibaneis. Apesar disso, durante sua apresentação, na sexta-feira, ele não foi definitivo ao tratar do assunto e saiu pela tangente sobre datas e viabilidade. Sobre a possibilidade de chamar concursados, sua relutância em dar certeza foi maior ainda. “Primeiros vamos ver como redistribuir melhor o quadro”, indicou.

Prole política

Dezembro de 2018 foi um mês especial para a política local. No último dia 15, nasceu o terceiro filho do governador eleito Ibaneis Rocha (MDB), Mateus. Na manhã do dia 28, foram logo duas chegadas de herdeiros. O deputado distrital reeleito Cláudio Abrantes (PDT), que completou 50 anos no mesmo dia, acompanhou o nascimento de Aurora – ele já era pai de um menino de quatro anos e tinha uma enteada de 16 –, enquanto o futuro colega de Câmara Legislativa, José Gomes (PSB), viu nascer José Gabriel, seu terceiro filho.

Posse de Bolsonaro

Amanhã, em Brasília, o presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) toma posse e inicia oficialmente sua gestão com bandeiras bem claras e defendidas em boa parte de sua vida pública. Uma delas é a posse (não o porte, pois este tem regras especiais) de armamento por parte do cidadão comum. Pois bem, há duas semanas o Gabinete de Segurança Institucional (GSI) do Governo Federal começou a enviar mensagens de texto para os cidadãos. O SMS indica um link para que o interessados em prestigiar o novo chefe do Executivo saibam o que levar ou não para a solenidade. Existem restrições inéditas, como carrinhos de bebê e bolsas, e outras lógicas, como armas de fogo.

Buriti despreocupado

A segurança prevista para a posse do governador do DF eleito, Ibaneis Rocha (MDB, foto), será mais tranquila. A solenidade começará às 8h com Missa de Ação de Graças no Santuário Dom Bosco e terá a posse do novo chefe do Executivo local e dos deputados distritais eleitos, na CLDF, entre 9h30 e 10h30. Em seguida, haverá a cerimônia simbólica em que Rodrigo Rollemberg (PSB) entregará a faixa para Ibaneis e tudo deve acabar antes do meio-dia, sem metade das restrições da posse do Governo Federal, que acontecerá pela tarde.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado