Menu
Do Alto da Torre
Do Alto da Torre

Agora vai?

Arquivo Geral

12/03/2018 7h00

Foto: Kleber Lima

A Secretaria de Segurança do DF se prepara para executar a primeira fase do processo de recuperação das câmeras de videomonitoramento do DF. O projeto inicial, como consta no escopo do Programa Viva Brasilia, previa a instalação de 835 câmeras pelas ruas do DF. Pouco mais disso – 473 câmeras – foi desencaixotado. E dessas, só 125 estão funcionando. Após o dilema de a empresa responsável não executar, ficar sem manutenção, fazer novo contrato e abrir outra licitação, o governo contratou empresa que fará a integração com fibra óptica.

R$ 26,3 milhões subutilizados

Por conta do tempo que o governo ficou sem usar as câmeras, a pasta calcula uma perda de até 20% de todo o equipamento. A esperança é de que, ao fim da primeira fase, ainda neste primeiro semestre o investimento seja recuperado.

Georeferenciamento

Uma licitação será aberta para executar a segunda fase, de instalação das outras 362 câmeras. Os equipamentos são colocados onde a polícia identifica “manchas de violência”, quantificando os registros pelo histórico de denúncias do 190.

Boa iniciativa

Contratos entre as secretarias de Educação e de Agricultura e associações e cooperativas de agricultores familiares do DF e Entorno possibilitarão o fornecimento de hortaliças e frutas para escolas da rede pública. Cerca de 400 escolas serão atendidas e mais de 264 mil alunos beneficiados. Investimento de R$ 13 milhões em 4.000 toneladas de frutas, verduras e legumes: fortalecimento dos pequenos produtores e melhor alimentação na mesa da criançada.

Rosso entra na briga por Junta

O presidente regional do PSD, deputado federal Rogério Rosso, também está no circuito para a regionalização da Junta Comercial do DF. O parlamentar ressuscitou um antigo projeto lei datado de 2004, cujo texto versa justamente da transferência da instituição da esfera federal para o DF. O parlamentar já entrou em contato com a Casa Civil e com o Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços. As tratativas iniciais foram positivas. Atualmente o projeto está na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara.

Regionalização atualizada

Do ponto de vista do presidente do Conselho Regional de Contabilidade do DF, Adriano Marrocos, o movimento de Rosso fortalece o movimento do setor produtivo brasiliense pela regionalização. “Se conseguirem usar uma medida provisória, podemos resolver essa situação rapidamente, ainda neste semestre”, pondera. Contudo, Marrocos reforça que o projeto de 2004 precisa de atualizações. Empresários e contadores, já trabalhavam em outra proposta, cujo rascunho prevê a transformação da Junta em autarquia, garantias de celeridade para o atendimento da União, incluindo uma área exclusiva para atendimento e um setor de análise próprio para o Governo Federal.

Rejeição aceitável

Quando ouve que tem 20% de rejeição, Alberto Fraga nem treme. “São os 20% do PT. Esses nunca votam em mim”, resume o presidente regional do DEM e postulante ao Palácio do Buriti.

Agora juntos

Dois ex-secretários do GDF, o deputado Izalci Lucas (PSDB) e a atual secretaria executiva do MEC, Maria Helena Guimarães, estavam entre os 110 agraciados com a Medalha da Ordem Nacional do Mérito Educativo, entregue ontem pelo presidente Michel Temer e pelo ministro da Educação, Mendonça Filho. Maria Helena e Izalci compuseram a primeira equipe de secretários de José Roberto Arruda e são reconhecidos pela dedicação à educação. Izalci aproveitou para pegar com Maria Helena algumas sugestões sobre o tema para o sua pré-campanha ao Palácio do Buriti.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado