Menu
Do Alto da Torre
Do Alto da Torre

Agenda cheia

Arquivo Geral

15/11/2018 7h00

O dia do governador eleito Ibaneis Rocha (MDB) foi agitado. Começou com um encontro, pela manhã, de 20 chefes do Executivo recém-eleitos, com participação de Jair Bolsonaro (PSL). No começo da tarde, confirmou o nome de Fabrício Moura como novo diretor do Detran-DF e de Wander Azevedo à frente da CEB. Por volta das 17h, ele foi ao seu futuro local de trabalho, o Palácio do Buriti, para visitar Rodrigo Rollemberg (PSB), que ainda é o dono do local.

Mui amigos

O clima entre ambos no encontro no Buriti foi tão amistoso que é difícil acreditar na rivalidade fomentada por eles há menos de um mês. Entre piadas e algumas alfinetadas disfarçadas de brincadeira, Ibaneis soltou: “Agora, quando eu vejo um buraco na rua, penso: meu Deus, eu é que vou ter de fechar”.

Relaxa

Rollemberg respondeu, de pronto: “Pode deixar que até você assumir eu já vou ter fechado um bocado.” Os dois sorriam e gargalhavam como se fossem íntimos, mas tentavam um sair por cima do outro em cada frase bem humorada. Uma cena pitoresca para oponentes que se acusavam de corrupção e má gestão duas semanas atrás. Política tem dessas.

Mudo e calado

Apesar de Ibaneis ter convocado a imprensa para ir ao encontro com Rollemberg, ambos os governadores, o em exercício e o eleito, não conversaram com os jornalistas depois da reunião. Rollemberg anda sumido, cumprindo poucas agendas, enquanto Ibaneis tem estado ocupadíssimo. Em uma das brincadeiras que fez com seu oponente derrotado, lembrou que “o melhor período de governar é entre a vitória nas urnas e a posse.”

Avaliou

Na tarde de ontem, o Tribunal Regional Eleitoral do DF (TRE-DF) realizou uma reunião com juízes da Coordenação da Fiscalização da Propaganda Eleitoral (COFPE), chefes de cartórios, o corpo diretivo do tribunal e os representantes dos setores envolvidos nas eleições de 2018. O objetivo foi apresentar um balanço do período e discutir formas de aprimorar os processos já visando às eleições municipais de 2020 e as gerais de 2022. O mesmo procedimento foi adotado nos últimos dois pleitos, promovendo uma espécie de análise dos resultados e compilãção de todos os dados relativos ao período, principalmente nos colégios eleitorais.

Numerária local

Segundo a chefe do Núcleo de Estatística, Cláudia Eirado, 33.682 pessoas participaram da organização das eleições. Ao todo, foram utilizados 58 caminhões para carregar as 7.017 urnas utilizadas no Distrito Federal. Ela destacou ainda que, destas urnas, 158 precisaram ser substituídas nos 620 locais de votação. O juiz da Coordenação de Fiscalização da Propaganda Eleitoral, Pedro Yung Tay, também fez um levantamento sobre as atividades da comissão de sua responsabilidade.

Demanda em alta

O magistrado informou que sua área atendeu a mais de 2 mil demandas nessas eleições. Ele agradeceu aos servidores que colaboraram para a execução dos trabalhos e propôs soluções para a otimização nas próximas eleições. O presidente da Comissão de Auditoria das Urnas Eletrônicas (COAUD), juiz Eduardo Rosas garantiu que não houve nenhum tipo de recurso que tenha faltado.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado