Menu
Ponto do Servidor

Deficit de pessoal na Vigilância Sanitária é preocupante

Arquivo Geral

07/08/2017 7h00

Atualizada 06/08/2017 21h12

A sessão solene que a Câmara Legislativa promoveu para homenagear o Dia Nacional da Vigilância Sanitária foi palco para desabafos e críticas à falta de recursos e de pessoal deram o tom da solenidade. O evento foi proposto pelo deputado distrital Robério Negreiros (PSDB) e reuniu servidores da área. O presidente da Associação de Servidores da Vigilância Sanitária, Hércules Gomes Ribeiro, defendeu a recomposição dos quadros de pessoal, citando que o último concurso foi realizado em 1993. Ele informou que, hoje, somente 139 auditores de vigilância sanitária atuam no campo, número insuficiente para atender à demanda.

Falta de visão

Há dois anos, uma ação civil pública foi ajuizada cobrando a realização de concurso e já foi aprovada em duas instâncias. Conforme publicou o portal da Câmara Legislativa, Hércules Ribeiro informou ainda que o DF é a unidade da Federação com a menor relação média de auditores de vigilância sanitária em comparação com a população. Para ele, a situação atual é fruto da falta de visão dos gestores públicos.

Promessa de concurso

O subsecretário de Vigilância em Saúde do DF, Marcos Quito, reconheceu os problemas na estrutura da vigilância local e prometeu que o governo realizará concurso público para recompor os quadros de pessoal brevemente.

Falta de recursos

A falta de recursos para o setor foi criticada pelo representante do Conselho de Saúde do DF, Raimundo Lima. Na opinião dele, sem orçamento não é possível fazer saúde de qualidade.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado