Menu
Coluna Marcelo Chaves
Coluna Marcelo Chaves

Mulheres de fibra

Marcelo Chaves

12/01/2017 10h49

Brasília tem duas empresárias entre os destaques na lista da Revista Forbes Brasil. Sandra Soares Costa e Janete Vaz, fundadoras do Laboratório Sabin, que hoje aos 32 anos possui 225 unidades nas cinco regiões País, estão entre as mais influentes do momento no Brasil. A coluna conversou com a dupla, que revela o segredo para se manter um negócio bem-sucedido mesmo com os frequentes problemas econômicos enfrentados pelo Brasil.

2-1

Janete Vaz e Sandra Costa estão entre as empresárias de maior sucesso do Brasil

Quando decidiram fundar o Sabin, em algum momento sentiram dificuldades pelo fato de serem mulheres?

Fundamos o Laboratório Sabin em 1984, foi uma fase difícil, pois tínhamos muito conhecimento técnico, mas pouca experiência administrativa de negócios. Não sei se preconceito, talvez culturalmente os negócios eram e ainda o são, na maioria das vezes, administrados por homens. Mas conseguimos vencer a resistência justamente por sermos duas mulheres persistentes e muito determinadas, por meio de ferramentas da qualidade, sustentabilidade e governança corporativa.

 

Qual a receita para driblar os problemas econômicos do Brasil e conquistar o sucesso empresarial?

Hoje temos uma empresa madura e responsável diante da comunidade e do meio-ambiente, comprometida, incansável na busca pela excelência e que, hoje, vive um novo desafio de expansão e consolidação pelo país.

 

Qual o segredo para conciliar a vida profissional com a vida pessoal?

Acreditamos que o segredo para conciliar a vida de empreendedora com a vida pessoal da mulher seja o equilíbrio. Sempre conseguimos administrar bem o tempo, traçando objetivos e prioridades, mas sem o apoio da família isso seria impossível. O que sempre nos incentivou foi amar o que fazemos, esse sentimento tão comum da alma feminina que nos faz vencer os desafios. Hoje, mais do que nunca, temos valores e princípios claros que nos permitem conciliar a atenção ao trabalho, à família.

 

Brasília contribuiu de que forma para o êxito da empresa?

Brasília foi a cidade que escolhemos para criar nossas famílias e dar prosseguimento às nossas carreiras. Aqui plantamos nossas sementes e construímos uma empresa com raízes fortes e sustentável. Sempre tivemos um forte senso de responsabilidade com nossos clientes, colaboradores e serviços, que pautaram as nossas decisões do dia a dia. Sinto uma enorme satisfação em ver que o Sabin se tornou uma empresa de renome nacional.

 

Podemos esperar alguma novidade para 2017?

Inovar é essencial para o crescimento de um negócio, ainda mais quando há o compromisso com a sustentabilidade, a qualidade dos serviços e a credibilidade dos resultados. A inovação está no nosso DNA. Nossa expectativa é manter o ritmo de crescimento, desenvolver novas pesquisas, exames e continuar a atender os clientes com excelência. Nossa filosofia é pautada no crescimento de toda a cadeia produtiva. Cuidamos das pessoas para que elas também cuidem de nosso negócio.

 

Vocês acreditam que o Brasil possa se recuperar rapidamente dessa grave crise econômica?

Não será rápido. Somos sempre otimistas e acreditamos que é um processo de amadurecimento tanto da nossa política quanto da economia. Achamos importante que haja investimento em gestão no setor público para que as políticas resolvam de fato estas questões.

 

Fotos de arquivo pessoal

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado