Menu
Coluna D

Crimes virtuais afetam 42 milhões de brasileiros

Arquivo Geral

25/08/2017 18h49

Aproveito o gancho da entrevista publicada ontem, 24 de agosto, na Agência O Globo, com James Trainor, ex-diretor do FBI. Ele afirmou que nenhuma empresa está 100% preparada para ameaças cibernéticas.

E o que dizer sobre o Brasil, que ocupa lugar de destaque no cenário global de cibercrimes? Para se ter uma ideia, em 2016, 42,4 milhões de brasileiros foram vítimas de crimes virtuais. Em comparação com 2015, houve um aumento de 10% no número de ataques digitais. Segundo dados da Norton, provedora global de soluções de segurança cibernética, o prejuízo total da prática para o país foi de US$ 10,3 bilhões.

Em maio de 2012, o Brasil acompanhou um dos casos mais emblemáticos de crime cibernético cometidos no país: o roubo e a divulgação de mais de 30 fotos íntimas da atriz Carolina Dieckmann. Hackers do interior de Minas Gerais e de São Paulo invadiram o e-mail da artista e a chantagearam, por meio de mensagens anônimas, pedindo R$ 10 mil para apagar as imagens. O caso foi parar no Congresso Nacional: a Câmara dos Deputados aprovou e colocou em vigor a Lei nº 12.737 apelidada de “Lei Carolina Dieckmann” que tipifica delitos cometidos em meios eletrônicos e na internet. *

Recentemente, um parlamentar para o qual trabalho foi mais uma vítima. Sua conta no Twitter, com mais de 700 mil seguidores, foi invadida e fotos de mulheres nuas, sugerindo pedofilia (aparentavam ser bem novas), curtidas. Ocorre que tudo o que fazemos nas redes deixa um rastro e alguns seguidores do político tiveram aquelas imagens desfilando pelo seu feed.

Passei um dia inteiro em função do problema. Registrei ocorrência na Polícia Legislativa do Senado, busquei orientações com o advogado do senador, estive no cartório para registrar uma ata notarial (saiba o que é no vídeo) e, por fim, prestei depoimento na Delegacia de Repressão aos Crimes Cibernéticos (DRCC).

O que aconteceu com o meu assessorado (e comigo, já que eu tomei todas as medidas possíveis para ajudar a polícia nas investigações) foi o que me motivou a escrever um texto com esclarecimentos sobre crimes cibernéticos. A começar com a definição do que são. Saiba quais são as medidas preventivas para não cair nas garras desses bandidos e, caso seja vítima, quais medidas adotar.

*Matéria publicada no Estadão

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado