Menu
Coluna D

Conhecimento é poder

Arquivo Geral

18/08/2017 15h58

Se me perguntassem qual a característica que um profissional precisa ter para se destacar no mercado de trabalho, seja dentro do marketing digital – que é a principal atividade a qual me dedico hoje – ou não, eu diria: busque referências fora do seu universo de atuação. Isso porque só é possível se destacar se você tiver algo fundamental: criatividade. E ela não brota do chão ou cai do céu. Mas é fato que quanto maior for o seu conhecimento, mais fácil será formular ideias e pensar estrategicamente. Como diria Thomas Hobbes, “conhecimento é poder”.

Esta foi a razão de eu convidar o administrador de empresas José Paulo Furtado, que trabalha desde os 18 anos gerindo seus próprios negócios, para uma conversa. Ele é proprietário e diretor executivo da N Produções, que atua no ramo de treinamentos e desenvolvimento empresarial. José Paulo conhece como poucos o dia a dia de empresas pequenas, médias e grandes organizações públicas e privadas. Mas o que me chamou atenção é ao que ele vem se dedicando ao longo desses anos: fomentar o conhecimento.

A entrevista ficou longa, falamos durante 40 minutos e não sentimos. Quem tiver um pouco de paciência, vale a pena assistir ao vídeo.

Entre os assuntos conversados, estão dois eventos que recomendo aos meus leitores. Um é o TOP 10 Empresarial, evento mensal organizado pela N produções que trará, na edição de agosto, Gil Giardelli e Dado Schneider. Eles abordarão os temas “Sustentabilidade: O Futuro da Colaboração e a Economia Circular” e “Conflitos de gerações nas organizações”, respectivamente.

Com 15 anos de experiência no estudo da cultura digital, Gil Giardelli é professor nos cursos de Pós-Graduação, MBA, Miami Ad School, CIC (Centro de Inovação e Criatividade) na ESPM – Escola Superior de Propaganda e Marketing e da FIA-LABFIN/PROVAR, em São Paulo. É também CEO da Gaia Creative, empresa que aplica inteligência de mídias sociais e gestão do conhecimento e inovação, além de outros serviços, em grandes empresas da iniciativa pública e privada.

Fórum IEL de Carreiras em Curitiba. Gil Giardelli, USP (SP). Curitiba (PR) 29.08.2015 - Foto: José Paulo Lacerda *** Local Caption *** Fórum IEL de Carreiras em Curitiba

Fórum IEL de Carreiras em Curitiba. Gil Giardelli, USP (SP).
Curitiba (PR) 29.08.2015 – Foto: José Paulo Lacerda *** Local Caption *** Fórum IEL de Carreiras em Curitiba

Ele estará no Top 10 Empresarial para propor uma reflexão sobre o atual período em que vivemos: uma economia em transição, com processos colaborativos renovados, e uma era em que a criatividade e o espírito de inovação movem o mercado. Qual é o nosso papel e como se desenvolver neste cenário?

Já Dado Schneider, que é Mestre e Doutor em Comunicação pela PUC/RS e possui 35 anos de experiência em empresas como CLARO (da qual é o criador da marca), DM9, RBS e MPM, estará no evento para falar sobre a relação entre diferentes gerações no ambiente corporativo. De forma dinâmica e bem-humorada, Dado vai comentar as mudanças sofridas nos últimos anos e a necessidade de nos adaptarmos de forma efetiva, independente da geração da qual somos parte. Quando? Dia 31 de agosto, no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB).

maxresdefault

Falamos também sobre o Congresso “Excelência em Gestão e Liderança”, que reunirá grandes lideranças em Brasília no dia 1° de setembro. Só para adiantar, Luiz Felipe Pondé, Demétrio Magnoli, Viviane Mosé, entre outros grandes nomes. E eu estarei nos dois eventos cobrindo. Acompanhe minha coluna e fique por dentro.

 

 

 

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado