Menu
Brasília Assombrada

Qual a origem do nome Brazlândia?

Brasília Assombrada

03/01/2018 0h40

Brazlândia em 1973

Ao contrário do que muitos pensam, o nome Brazlândia não tem relação alguma com Brasília. A cidade foi batizada em 1932, quando passou de povoado a distrito de Santa Luzia (atual Luziânia). Como a família Braz de Lima era a mais numerosa e influente do lugar, sugeriu-se Brazlândia para homenageá-los.

A construção da nova capital mudou completamente a história daquela pequena cidade. Em 1958, foram desapropriados e transferidos para o Governo Federal mais de mil alqueires do lugar. Muitas antigas fazendas da região também desapareceram com o represamento do Rio Descoberto e a formação do Lago do Descoberto, responsável pelo fornecimento de mais de 60% da água do DF.

Brazlândia em 1976

Quando Brasília foi inaugurada, o presidente JK incorporou Brazlândia ao Distrito Federal, transformando-a em uma de suas cidades-satélites. Ele também incentivou a vinda de muitos japoneses, com o objetivo de desenvolver a agricultura e tornar Brasília auto-sustentável na produção de alimentos. As cinco primeiras famílias a chegar foram os Kanegae, os Hayakawa, os Ogawa, os Ikeda e os Okudi. Ficou célebre a conversa entre Israel Pinheiro, diretor da Novacap, e um dos japoneses que tinha vindo analisar o terreno:

– O solo é muito ruim, vai ser difícil plantar alguma coisa aqui.

– Uai, se fosse fácil, eu não precisava de japonês.

Chegada da água em 1963

Atualmente, Brazlândia é responsável por cerca de 60% do abastecimento agrícola do DF e Entorno, sendo a terceira maior produtora de morangos do país.

 

 

 

 

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado