Menu
Beleza e Bem Estar

O Mito do leite

Arquivo Geral

17/10/2016 12h32

Atualizada 18/10/2016 18h14

 

Convencionou-se que leite é saúde. Calma. Não é bem assim!

O leite materno é saúde, e só para nós, seres humanos. Talvez por querermos prolongar vida a fora aquela sensação de conforto que guardamos, instintivamente, dos tempos da amamentação, sejamos tão resistente a tirar o leite de nossa dieta. Aquele leitinho quente antes de dormir nos remete às nossas lembranças primeiras, ao carinho da mãe, e aconchego da infância, não é verdade? Mas se esse hábito nos traz esse deleite psicológico, nosso organismo sofre com ele.

Vocês sabiam que o ser humano é a única espécie que consome leite de outras espécies e continua o fazendo na fase adulta? Tudo bem: o leite da vaca é muito bom, mas para o seu filhote, o bezerro. No leite estão os nutrientes necessários para o desenvolvimento daquela espécie específica, sendo ineficaz ou até prejudicial para outras.

Não se trata de modismo e invenções nutricionais. É estudo! No caso do homem, a digestão do leite está associada à enzima lactase, que, vejam que curioso, é produzida apenas na infância. Em outras palavras: somos intolerantes ao leite porque nosso organismo não possui meios de processar a lactose e a proteína do leite. Vacas produzem até 80 litros de leite por dia. É uma produção dessas só é possível com a administração de muito hormônio e antibióticos que são administrados para contornar os malefícios dessa superprodução cruel demandada ao animal.

No mais, o leite que se compra no supermercado está longe de ser aquele que foi tirado da vaca, pois é submetido a processos de pausteurização e homogeinização. O seu consumo está associado ao desenvolvimento de várias doenças como artrite, esclerose múltipla, acne, obesidade, infertilidade, Mal de Parkinson entre outras mais. E mulheres, atenção! Estudos feitos pela Universidade de Harvard apontam que o consume de leite pode aumentar em até 66% as chances de se desenvolver câncer de ovário.

E se você toma leite achando que está fazendo um super bem ao seu organismo, pois precisar está preocupado com as reservas de cálcio, saiba que a vaca tira o seu do capim. Então, esqueça o lietinho e invista nas saladas com muitos vegetais verdes. O seu nutricionista também poderá indicar várias outras fontes de cálcio para uma dieta, realmente, saudável!

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado