Menu
Histórias da Bola
Histórias da Bola

ALUÍSIO ROBOZINHO

Arquivo Geral

22/06/2017 14h02

Atualizada 26/06/2017 15h56

Ele dava um trabalho danado aos marcadores. Ponteiro esquerdo, dos tradicionais que driblavam e iam à linha de fundo, não era muito de marcar gols, mas tocava o terror nas defesas adversárias. Se não me engano, preciso conferir, apareceu no time da Demabra, uma madeireira que profissionalizou o seu time peladeiro, mudou de nome – para Desportiva Bandeirante – e, com ele, disputou alguns Campeonatos Candangos.

O carinha em questão chamava-se (creio que ainda chama) Aluísio. De há muito não o vejo, mas tinha tudo para viver bastante, pois esbanjava saúde quando rolava a “Maricota”. Como era especialista em desempregar laterais-direitos, o Gama o levou. Seguiu aprontando pelo flanco esquerdo, mas, como o “Periquitão” ainda era modestão e não tinha grana pra segurar grupo por muito tempo, ele terminou saindo numa das barcas de temporada.

Não me lembro onde o Aluísio pintou, depois do Gama. Só que, jogando por um timinho qualquer daqueles inicios de década-1980, foi elogiado como a grande figura de uma partida e, no mesmo dia, ao ler isso no jornal, o supervisor do Brasília, Almir Vieira, o contratou. E ele ganhou, no novo time, o apelido de “Robozinho” – era mesmo da “espécie”.

Rola a bola e o Brasília foi disputar o Brasileirão-1981, sob o comando do treinador Alaor Capela, do qual dizem ter sido o melhor atacante da primeira fase do futebol candango. Deve ter sido mesmo, pois chegou a ser titular do Flamengo e tem foto comprovando. Com Capela na chefia da rapaziada, Aluísio foi titular insubstituível, pois o cara conhecia o seu veneno na época da Desportiva Bandeirante, que ele treinara.

O Brasília não tinha força financeira para montar um time forte e disputar o Brasileiro em grande estilo. Assim, só conseguiu vencer na quinta rodada – 01.02.1981 – 3 x 2 Pinheiros-PR, no Pelezão. Antes, só tropeços – 18.01 – 2 x 2 Portuguesa de Desportos; 21.01 – 0 x 1 Corinthians; 25.01 – 0 x 1 Galícia; 28.01 – 0 x 2 Botafogo. Em fevereiro, seguiu com a mesma pegada leve – 04.02 – 2 x 2 Desportiva-ES; 07.02 – 1 x 3 Operário-MS.

Veio, então, a rodadas do dia 14. Desacreditado e desmotivado, o campeão candango-1980 foi a Porto Alegre, enfrentar o favoritíssimo Grêmio, no Estádio Olímpico. Na Loteria Esportiva, todos os apostadores cravavam a Coluna 1, pois os gremistas estavam invictos, há 14 jogos dentro de casa.

Ao sair, na sexta-feira, pela manhã, do apronto final para a partida no Sul, Aluísio pegou carona com um colega, até uma cidade satélite de Brasília. Pelo meio do caminho, o cara parou em uma lojinha de Loteria Esportiva, pra fazer a sua fezinha. Aluísio aproveitou e, também, fez a dele. Cravou Brasília seco, Coluna 2. “Maluco, ou doido, é o que você é. Acha que terá alguma chance contra o bicampeão gaúcho, na casa dele, diante da torcida deles?”, cobrou-lhe um primo.

Aluísio, segurando o volante lotérico, respondeu: “Perdemos duas partidas por um gol de frente, jogando de igual para igual, e duas, por dois tentos, também encarando forte, fora de casa. Vou fazer o gol em sua homenagem, primo”, prometeu ele, que ouviu do rapaz: “Ficou maluco mesmo, hem primo!”

Rolou a bola no Estádio Olímpico e o Brasília endureceu a partida no primeiro tempo. Sofreu um gol, marcado por Tarciso, aos 47 minutos, mas voltou do vestiário ligado. Aluísio empatou, aos 67 minutos, chutando de fora da área. Três minutos depois, Wander virou o placar, também, batendo de longe: Brasília 2 x 1 e uma das maiores zebras da Loteria Esportiva, principalmente porque o Grêmio terminou o Brasileiro campeão e, dos seus titulares daquele jogo – Leão; Uchoa, Vantuir, De Leon e Dirceu; China, Paulo Isidoro e Renato Sá (Vilson Tadei); Tarciso, Baltazar (Heber) e Odair – só Uchoa, China Renato Sá e Odair não chegaram à Seleção Brasileira. De Leon, era da seleção uruguaia.

O Brasília – Déo; Luisinho, Jonas “‘Foca”, Mário e Zé Mário (Ricardo); Alencar, Marco Antônio e Wander; William, Afonso e Aluísio (Paulinho) – ainda fez mais um jogo na fase classificatória – 21.02 – 0 x 1 Goiás – e terminou em 37º lugar, somando seis pontos, em nove jogos, com duas vitórias, dois empates e cinco quedas, tendo marcado 10 e levado 15 gols. Ficou à frente de Joinville-SC,
River-PI, Vila Nova-GO, Sampaio Corrêa-MA, Londrina-PR, Itabaiana-SE e Desportiva-ES.

Naquele dia, Aluísio “Robozinho”, ligou a chave (chute de longe), montou na zebra (Coluna 2) e a derrubou o Leão (goleiro).

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado