Menu
Esplanada
Esplanada

Alckmin x Doria

Arquivo Geral

17/04/2018 12h30

Atualizada 16/04/2018 20h36

Azedou a parceria política entre o presidenciável Geraldo Alckmin (PSDB-SP) e João Doria Jr, pré-candidato ao Governo de São Paulo (foto). Um teste da aliança foi feito há dias e houve sinalização de rompimento. Doria Jr convidou Alckmin para um corpo-a- corpo no interior. Mas o ex-governador preferiu acompanhar o ex-vice e atual governador
Márcio França (PSB) em agenda política em outra cidade. França vai disputar o governo contra Doria, que é do PSDB de Alckmin. Nesse cenário de cisão, o ex-governador pode usar toda a máquina do Palácio para esvaziar a campanha de Doria.

Promessa
A relação entre Alckmin e França também está tênue. O atual governador do PSB prometera algo a Alckmin que não pode cumprir: a aliança PSDB-PSB.

Lide
Concentrado na pré-campanha, Doria tem se afastado até do Lide (Grupo de Líderes Empresariais), que ele fundou. Não estará presente no próximo encontro empresarial que será realizado de quinta a domingo, no Recife.

CPI da Eletrobras
Senadores da base aliada cumprem à risca a determinação do Palácio do Planalto para deixar em “banho-maria” a CPI da Eletrobras.

Tarifas & Apagões
Autor do pedido de instalação da comissão, o senador Hélio José (Pros-DF) diz ver com “estranheza” a demora. “Protocolei há mais de um mês o requerimento com 52 assinaturas. Causa estranheza. A CPI tem que ser instalada para evitar aumento de tarifas e apagões”, diz.

Código Penal
Deputado João Campos (PRB-GO) apresenta hoje, em comissão especial da Câmara, parecer sobre o novo Código de Processo Penal. No relatório, o parlamentar vai sugerir imposição de limite ao número de recursos judiciais – os chamados embargos de declaração -, prisão após condenação por órgão colegiado e limite de prazo para prisões preventivas.

Recursos infindos
O texto em análise (PL 8045/10) surgiu de uma comissão de juristas e já foi aprovado no Senado. João Campos (PRB-GO) resume: “O atual Código de Processo Penal prevê recursos infindos que não podem ir além da defesa para dificultar a realização da Justiça”.

Acampamento
O acampamento pró-Lula em frente à sede da Polícia Federal é bancado por doações de militantes. Os valores variam de R$ 10 a R$ 2.000 e são feitos nas modalidades crédito, débito e boleto bancário.

Vaquinha Virtual
Desde que o ex-presidente foi preciso, no dia 7 de abril, a “vaquinha virtual” contabiliza mais de 2.350 doações cujo valor total não é divulgado pelo partido.

Manguinhos
Três membros da Família Peixoto de Castro, antigos donos da Refinaria de Manguinhos, estão envolvidos na denúncia apresentada ontem pelo Ministério Público do Rio de Janeiro.

Sonegação
Além deles, outros dois diretores indicados pela espanhola Repsol, da antiga gestão, também foram citados na denúncia de sonegação entre os anos de 2002 e 2008, ano em que a empresa foi vendida para o atual grupo controlador, que não tem nenhuma relação com o caso.

Privilégio$
Presidente da OAB Nacional, Cláudio Lamachia, vocifera ao comentar o pagamento de licença-prêmio retroativa a juízes do Rio Grande do Norte: “Uma das medidas necessárias é o fim imediato dos privilégios ilegais – como auxílios e salários acima do teto”.

Autismo
O dia 2 de abril será celebrado anualmente como data Nacional de Conscientização sobre o Autismo. É o que estabelece a Lei 13.652/2018, publicada ontem no Diário Oficial da União. A data escolhida segue convenção da ONU, que celebra o Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo desde 2008.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado