Menu
Do Alto da Torre
Do Alto da Torre

Agefis, Joe, Frejat e muita fumaça

Arquivo Geral

26/04/2018 7h00

Atualizada 25/04/2018 21h52

A ação Agefis na pousada da família do presidente da Câmara Legislativa, deputado distrital Joe Valle (PDT) levantou fumaça no tabuleiro pré-eleitoral. A casa fica na W3 Sul, região onde este tipo de atividade econômica não é legalmente permitida. Até aí a grama ainda está verde. A labareda acende com a forma, data e as circunstâncias políticas da história. Pois o maçarico da máquina publica queimou, logo depois do parlamentar buscar uma coligação com o pré-candidato ao GDF Jofran Frejat (PR), até então o principal adversário do projeto de reeleição do governador Rodrigo Rollemberg (PSB).

Cronologia

A operação na região da casa estava no cronograma de trabalhos da Agefis. A diretora presidente Bruna Pinheiro tirou férias. O adjunto assumiu as rédeas. Segundo servidores da agência, em conversa reservada, ele teria consultado o Palácio do Buriti se deveria seguir com a ação. A ordem foi para aguardar. No dia seguinte, a diretora de operações entrou em contato com ele dizendo que teria recebido o aval da própria presidente. No dia 13 de abril, uma sexta-feira, a agência bateu à porta da família de Joe. Nas semanas anteriores, foi anunciado pré-candidato ao Buriti. Logo na sequência, o chefe do Legislativo começou a emitir sinais que poderia desistir. Enquanto algumas alas do PDT acenavam uma reaproximação com Rollemberg, Joe buscou Frejat. No dia 11 de abril, uma quarta-feira, o parlamentar falou publicamente que queria se lançar para a o Senado na chapa de Frejat. A ação também chamou a atenção pela intensidade. A agência chegou com caminhões, pé de cabra, maçaricos. Portas foram cortadas, pisos quebrados e eletrodomésticos foram apreendidos, inclusive de uso da família. Fotos foram tirados, inclusive de uma foto de Joe com a família

Versão do GDF

Por meio da assessoria, o governo Rollemberg negou que a ação da Agefis tenha sido um ato político. “O Executivo desconhecia o fato de que a ação da Agefis se daria na residência ocupada por familiares do presidente da CLDF. Tão logo soube, procurou se informar dos motivos da operação e, posteriormente, determinou o afastamento dos servidores que a teriam autorizado, pois o governo não adota qualquer tipo de medida específica e dirigida contra qualquer pessoa, seja física ou jurídica”, argumentou o Buriti. O adjunto e a diretora responsáveis pela operação foram exonerados. Segundo o GDF, o desligamento foi em função do episódio. Bruna Pinheiro não comentou.

Presidente Nacional do Pros é intimado na operação Lava Jato e deve depor em Planaltina de Goiás

Eurípedes Júnior (foto) foi intimado pelo delegado titular da Delegacia de Planaltina de Goiás, Cristiomário Medeiros, para comparecer na unidade no próximo dia 3 de maio, às 10h. A oitiva é uma colaboração com a Polícia Federal e as investigações da Lava Jato. Eurípedes irá depor acusado de receber propina de empresas em troca de apoio do Pros a coligação da ex-presidente Dilma em 2014. O presidente da sigla foi citado por delatores e teria recebido da empresa Odebrecht cerca de R$ 7 milhões.

Manobra para transferir depoimento

A carta precatória enviada pela PF a Cristiomnário, delegado conhecido por ter transferido 20 presos a pé da Delegacia de Planaltina de Goiás (GO) para o Presídio Municipal, em 2015, após ficar sem transporte oficial na delegacia, foi recebida no último dia 17. Segundo informações obtidas pela coluna, Eurípedes estaria tentando evitar o depoimento em Barrolândia, à Cristiomário, na intenção de comparecer na Polícia Federal em São Paulo.

Projeto centro-direita e conservador à vista

A pré-candidatura já era dada como certa, mas o anúncio oficial da disputa de Levi Fidelix (PRTB) à Presidência da República deve vir esta semana.

Festa para pré-campanha em Taguatinga

Disposto a brigar por uma das 24 cadeiras da Câmara Legislativa, o ex-deputado distrital Washington Mesquita (PTB, foto) lançará a pré-campanha no próximo domingo, às 10h, no Rotary Club, em Taguatinga. O evento reunirá amigos e políticos do DF do grupo construído para ser uma via alternativa ao Governo do DF. Até agora, cerca de 10 partidos estão juntos para tirar Rodrigo Rollemberg da disputa. A decisão de quem irá para o embate só será tomada após o resultado da pesquisa de opinião de voto feita a pedido do PTB, que mostrará qual nome tem mais chance: Alírio Neto (PTB), Izalci Lucas (PSDB)?

Margarina não, manteiga!

Ancorado pelo art. 34 da Lei 13.303/2016, que permite a divulgação de contratos firmados sem o valor previsto de gastos, o Banco de Brasília (BRB) abriu dois pregões eletrônicos para diferentes serviços, ambos sem informar quanto gastará. Um é para contratar empresa para fornecer manteiga para as unidades da Direção Geral do banco e o segundo para contratação de empresa para prestação de serviços de reprografia por 30 meses. No mês passado, o BRB publicou o aviso de construção de uma agência no Hospital Regional de Santa Maria também sem divulgar o custo. O banco defende que “a manutenção em sigilo do valor estimado, a fim de minimizar interpretações equivocadas acerca do procedimento quanto a sua legalidade.”

Pesquisa sob suspense

A Secretaria da Segurança Pública e da Ordem Social do DF (SSP/DF) decidiu pagar R$ 148,8 mil para uma empresa fazer 4.975 questionários, feitos em meio digital e com entrevistas georreferenciadas, para serem entregues em até 120 dias, em forma de Relatório de Trabalho de Campo. A publicação no Diário Oficial do DF revela o tempo que cada entrevista deve ter, mas não diz sobre o que a pasta quer saber do brasiliense.

Crianças sem merenda escolar

Os ministros do Tribunal de Contas da União (TCU) referendaram o despacho do ministro Bruno Dantas, que suspende a compra de produtos para a merenda escolar da rede pública do DF, após indícios de superfaturamento dos preços dos alimentos em até 340%. A Secretaria de Educação se defendeu dizendo que enviou a planilha com os valores errados ao TCU e que irá consertar o equívoco, após ser notificada pelo Tribunal. Enquanto isso, as crianças…

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado