Menu
Brasília

“A Voz do Brasil” joga contra a sobrevivência do rádio

Arquivo Geral

03/10/2016 9h22

Desde muito tempo, com a mais justa das razões e o apoio de quase ninguém, CBN e Globo entre as poucas, a rádio Jovem Pan vem batalhando contra a obrigatoriedade de transmitir a “A Voz do Brasil” no horário das 7 da noite.

Uma imposição que vem desde setembro de 1935, quando um amigo de infância do então presidente Getúlio Vargas sugeriu a sua criação e ela se tornou uma obrigação na vida das emissoras. No começo era “Hora do Brasil” e, além do próprio rádio, existiam alguns jornais e poucas revistas.

Vieram vários outros governos, e até mais uma ditadura no meio, tivemos o nascimento da televisão, outros tantos meios de comunicação e o homem chegou na Lua, mas nada e ninguém desobrigou o rádio de carregar esse fardo por mais de 81 anos até agora.

Muito embora se questione a utilidade de tal noticiário e qual o público ele consegue atingir, por que não limitar a sua transmissão para os próprios veículos do governo e deixar que o rádio comercial, com as dificuldades do mundo de hoje, possa seguir com sua programação normal, a tão necessária prestação de serviço e ampliar suas condições de resistir as dificuldades do mundo atual?

O rádio tem, hoje, na “Voz do Brasil” um dos piores instrumentos contra a sua sobrevivência.

TV Tudo

Então é assim

Foram realizados em São Paulo, semana passada, os primeiros grupos de discussão da novela “Sol Nascente”, da Globo, 18 horas.
Entre os dados positivos, a constatação que a história não encontrou rejeição nos grupos pesquisados.

Porém…

Em todo esse trabalho, realizado durante dois dias com cinco grupos de mulheres, ficou claro o desejo do público para que “Sol Nascente” se torne “mais folhetim” e abra mais espaço para o romance e ação.
Laura Cardoso, só pra variar, foi apontado como principal nome do seu elenco.

Absoluta necessidade

Xuxa, nas tardes de sábado, é uma possibilidade que, além dela própria, passou a agradar a direção da Record.
No entanto, há o entendimento, que só isso será insuficiente diante de outras duas necessidades mais importantes: mudar o programa e mudar a Xuxa.

Emparedado

Se Geraldo Luis já foi convencido a fazer programa diário e a troca de dia da Xuxa por todos é entendida como única solução possível, a grande questão passa a ser o Gugu.

Ninguém falou com ele até agora, se aceitará ou não voltar aos domingos e assumir o horário que hoje pertence ao “Domingo Show”. Algo que só será conversado agora, com seu retorno dos Estados Unidos.

Momento diferente

Por outro lado, o momento de vida de Gugu agora é outro, bem diferente do passado, quando colocava o trabalho acima de tudo.

De uns tempos para cá, ele passou a se dedicar muito mais a sua vida particular. A televisão deixou de encabeçar a sua lista de prioridades.

Elenco

Walcyr Carrasco, colocado no lugar de Thelma Guedes e Duca Rachid na fila de novelas das 21h da Globo, ainda irá ser reunir com o diretor Mauro Mendonça Filho para começar a definir seu elenco.

Flávia Alessandra, destaque de “Êta Mundo Bom!”, é um dos nomes prováveis.

Não é a primeira

“A Lei do Amor”, segundo Maria Adelaide Amaral, não é o seu trabalho de estreia na faixa das 21h, que antes era conhecida como “novela das oito”.

Ela conta que, em 1990, após o primeiro mês, passou a dividir autoria de “Meu Bem, Meu Mal” com Cassiano Gabus Mendes.

Tem uma história

Em “Meu Bem, Meu Mal”, o Cassiano escrevia os capítulos das segundas, quartas e sextas, deixando terças, quintas e sábados para ela.

“Pouca gente sabe disso”, brinca Maria Adelaide. Aliás, uma correção para o Memória Globo, onde o nome dela aparece como colaboradora.

Toque de reunir

Vinicius Coimbra, diretor de “Novo Mundo”, que está na fila das 18h, vai reunir todo o elenco, este mês, para apresentar o projeto e iniciar as etapas de preparação que se estenderão até dezembro.
Em janeiro, começam as gravações.

Vem aí

A Globo decidiu retomar o remake do programa “Você Decide” e, agora, parece que vai mesmo ganhar vida na emissora, depois de várias desistências.

O autor João Falcão recebeu a missão de cuidar dos textos e das novas histórias.

A ideia é colocar no ar já em 2017. Consequentemente, logo começarão as buscas por um nome de peso para sua apresentação.

Cláudia Abreu fixa olhar em Reynaldo Gianecchini em “A Lei do Amor”. Novela estreia nesta segunda-feira, em substituição a Velho Chico. Crédito Globo

Cláudia Abreu fixa olhar em Reynaldo Gianecchini em “A Lei do Amor”. Novela estreia nesta segunda-feira, em substituição a Velho Chico.Crédito Globo

Bate – Rebate

· Onde houver necessidade de segundo turno, o horário político deve voltar na quarta-feira…

· … A Globo, inclusive, só distribuiu a sua programação até amanhã, terça…

· … De qualquer maneira, mais uma vez o “Jornal Nacional” será usado para o arredondamento da grade.

· O estúdio da Casablanca, que sofreu um princípio de incêndio na semana passada, deverá ser liberado hoje para as gravações de “A Terra Prometida”…

· … O incidente tem obrigado a cenografia a reparar em tempo recorde alguns dos estragos.

· Sexta-feira, quando foi ao ar o último capítulo, coincidiu com o término de contrato de vários atores de “Velho Chico”…

· … Sabe-se, no entanto que a Globo tem intenção de renovar com vários deles…

· … Por outro lado, as últimas cenas da novela valeram muitos elogios a Antônio Fagundes. Merecidos.

· O diretor José Luiz Villamarim está com uma equipe em São Paulo escolhendo locações para “Jogo da Memória”, da Lícia Manzo, próxima das 11 na Globo.

C´est fini

O especial “Tal pai, Tal filha”, com Leandro Hassum e Mel Maia, que depois vai virar série, será “fatiado” na Globo.
Paulo Cursino, autor do original, vai assinar o programa de fim de ano.

A série, em 2017, será tocada por Daniel Adjafre.

Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado